Para espanto de transeuntes e com força tal capaz de parar o trânsito, mulheres aladas (!) caem surpreendemente do céu. As beldades na verdade foram atraídas pela irresistível fragrância de Axe.
O comercial intriga muitos cristãos pela referência a anjos caídos. Na verdade, trata-se de uma metáfora poética de gosto duvidável. É fato que pela influência grega, as mulheres eram associadas com ninfas e musas, criaturas mitológicas de esplendor memorável. Com a influência da cultura cristã medieval, anjos passaram a ser evocados para representar a beleza feminina.
Tendo em vista isso, uma leitura possível do comercial é: as mais belas mulheres não resistirão à atração (ação exagerada pela imagem polêmica de anjos debandando do céu) provocada pelo desodorante.
Claro que, conscientemente ou não, o conceito de anjos caídos evoca a queda de Lúcifer (Is 14; Ez 28; Ap 12). O entendimento de tentação como sedução, sensualidade provocativa, de certa maneira, já povoa o imaginário de muitos comerciais (vide campanhas da DuLoren, por exemplo). Não seria de se estranhar que o binômio tentação/sedução se encontrasse nas entrelinhas da peça publicitária da Axe.
Seja como for, o exagero do comercial somente conseguiu criar uma piada sem graça, longe do reforço de masculinidade (ou melhor, de machismo) que pretendeu.
O comercial intriga muitos cristãos pela referência a anjos caídos. Na verdade, trata-se de uma metáfora poética de gosto duvidável. É fato que pela influência grega, as mulheres eram associadas com ninfas e musas, criaturas mitológicas de esplendor memorável. Com a influência da cultura cristã medieval, anjos passaram a ser evocados para representar a beleza feminina.
Tendo em vista isso, uma leitura possível do comercial é: as mais belas mulheres não resistirão à atração (ação exagerada pela imagem polêmica de anjos debandando do céu) provocada pelo desodorante.
Claro que, conscientemente ou não, o conceito de anjos caídos evoca a queda de Lúcifer (Is 14; Ez 28; Ap 12). O entendimento de tentação como sedução, sensualidade provocativa, de certa maneira, já povoa o imaginário de muitos comerciais (vide campanhas da DuLoren, por exemplo). Não seria de se estranhar que o binômio tentação/sedução se encontrasse nas entrelinhas da peça publicitária da Axe.
Seja como for, o exagero do comercial somente conseguiu criar uma piada sem graça, longe do reforço de masculinidade (ou melhor, de machismo) que pretendeu.