Autenticidade Bíblica

É Possível Surgir algo do Nada?
Na Natureza, “nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
Newton mandou um mecânico hábil e engenhoso fazer-lhe uma reprodução exata do sistema solar, em miniatura. No centro havia uma bola dourada representando o Sol. Em redor dessa haviam outras bolas fixas nas pontas de braços de vários comprimentos, representando Mercúrio, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Posto em movimento por uma manivela, essas bolas giravam em redor do “Sol” em harmonia perfeita.

Certo dia, quando Newton se achava assentado na sua sala de trabalho, entrou seu amigo céptico. Grande cientista que era, reconheceu num relance o propósito da máquina colocada sobre uma mesa. Pondo o mecanismo em movimento, ficou deveras admirado, percebendo as bolas movendo e girando cada uma na sua própria órbita e na sua relativa velocidade. Afastando-se um pouco para a admirar, exclamou: “Mas, que maravilha. Quem a fez?”
Newton, sem levantar os olhos do livro que lia, respondeu: “Ninguém”. O céptico, virando-se para Newton, retrucou: “Você não entendeu. Perguntei quem a fez?”.
Levantando os olhos, Newton assegurou-o solenemente que ninguém a fizera, que o conjunto da matéria, tão admirado, assumira por acaso a forma em que estava.

O céptico, estupefato e visivelmente irritado, respondeu: “Tu achas que eu sou um doido? Por certo alguém a fez, alguém dotado de alto poder intelectual, e quero conhecê-lo”.
Newton, pondo o livro a um lado, levantando-se e colocando a mão sobre o ombro de seu amigo, disse: “Essa máquina é uma fraca imitação de um sistema infinitamente superior, cujas leis tu conheces, e não consigo convencer-te de que esse brinquedo não tem inventor nem fabricante. Ora, dize-me pela qual sorte de raciocínio chegas a uma conclusão tão discordante?”.
Não é necessário acrescentar que o céptico ficou convicto da verdade e tornou-se crente firme no Deus que criou os céus e a terra.

Autenticidade da Bíblia
1. SUA UNIDADE
Quarenta escritores, oriundos das mais variadas camadas sociais e culturais, vivendo desde cerca de 1.500 anos a.C. a aproximadamente 100 d.C.; escrevendo ao longo de quase 1.600 anos, não se contradizem. Pelo contrário, seus escritos se complementam.

2. SUAS PREDIÇÕES
As predições bíblicas, especialmente as que são determinadas por anos (Ex.: 1260, 490, 2300) cumpriram-se ou estão se cumprindo com precisão matemática, e a História Universal confirma.

3. SUA HARMONIA COM A CIÊNCIA
Muitas vezes a Ciência humana precisou corrigir seus conceitos, enquanto a Bíblia nunca precisou voltar uma letra sequer.
Algumas vezes houve discordância entre a Bíblia e a Ciência, no entanto a Ciência precisou se retratar, mas a Bíblia nunca.
• Ex. Na Idade Média acreditavam que a Terra estava apoiada sobre quatro elefantes e estes sobre uma tartaruga; também criam que a Terra era quadrada. Porém, cerca de 1.500 anos a.C. o autor do livro de Jó já afirmava que a Terra não se apoiava em nada e que era redonda - Jó 26:7; 37:12.

A Ciência humana que mais se harmoniza com a Bíblia é a Arqueologia. As escavações e descobertas arqueológicas têm comprovado a veracidade dos escritos sagrados no que diz respeito a cidades antigas, guerras, reis, etc.

4. SEU PODER TRANSFORMADOR
É ilimitado o número de vidas irregulares e depravadas; viciados e criminosos em geral, que tiveram as suas vidas transformadas para o bem.

5. OUTROS PONTOS A CONSIDERAR
Sua concisão, veracidade, atualidade, aceitação por parte de sábios, filósofos, cientistas, etc., e sua perpetuidade; apesar de ser o livro mais combatido, a Bíblia continua sendo o livro mais vendido no mundo.
Considere-se ainda o ciclo semanal de 7 dias. Sua origem e propósito são explicados unicamente no relato da criação em Gênesis 1 e 2.
Esta divisão de tempo é aparentemente irrazoável.
• Por exemplo: O dia, de 24 horas, marca o espaço de tempo gasto pelo planeta Terra para dar uma volta completa em torno de si mesmo (Movimento de rotação); o ano (365 dias e quase 6 horas) representa o tempo gasto pela Terra para dar uma volta completa em sua órbita ao redor do Sol (Movimento de translação).

Mas, e a semana de 7 dias? Não é invenção humana. Sua origem é DIVINA. Refere-se ao tempo gasto por Deus para criar nosso planeta com toda a vida que nele existe, mais o 7º dia, o Sábado, para ser usado pelo homem como dia de “Re - criação” - descanso físico, relembrar o Criador e Adoração (cf. Gên. 2:1-3; Êxo. 20:8-11).

Inclusive, “se o sábado houvesse sido universalmente guardado, não haveria ateus”, segundo a escritora Ellen White, pois a cada sétimo dia, a Criação estaria sendo lembrada e comemorada.
Observa-se, pois, que a divisão de tempo em semanas de 7 dias, além de ter sua origem em Deus, atravessou os séculos e milênios, sendo ainda observada não apenas por criacionistas mas também por ateus e evolucionistas.

Superioridade da Bíblia como Fonte de Conhecimento
Sobre todas as áreas do saber humano, a Bíblia se pronuncia:
1) Astronomia - Jó 26:7; 38:31-35; Isa 40:22; Sal 19:1-3; Jer. 33:22
2) História - Egípcios, Assírios, Babilônios, Medos, Romanos, etc.
3) Geografia - Lugares mencionados, todos confirmados pela Arqueologia.
4) Matemática - Precisão das profecias.
5) Estatística - Vários censos e recenseamentos são mencionados.
6) Literatura - Jó
7) Política (Ciência de bem governar) - Moisés, José, Reis em Geral.
8) Psicologia - Prov. 23:7; 17:22 e outras passagens.
9) Sociologia - Mateus 7:12.
10) Direito (Leis) - Código Mosaico.
11) Filosofia - Provérbios, Ensinos de Cristo.
12) Filologia - Estudo de vocábulos e seus significados.
13) Medicina - Leis de Higiene e Saúde - Levítico 11:15.
Remédios: II Reis 20:7.
14) Fisiologia - Lev. 17:11
15) Botânica - Árvores, flores, etc.
16) Zoologia: Prov. 30:19-31.
17) Ética - Luc. 14:8-10
18) Romance - Rute, Ester.
19) Estratégia Militar - Josué, Juizes, Samuel, Reis, etc.
20) Biografias - José, Daniel, Ester, Davi, Jesus, Paulo, Pedro, Maria, Ana, etc.
21) Religião - É o aspecto mais salientado em toda a Bíblia.

Não há do que duvidar: a Bíblia é mesmo a Palavra de Deus, e precisa ser nossa constante fonte de estudo, pesquisa e meditação.