É saudável ser honesto



Mentiras aparentemente inofensivas podem, sim, prejudicar sua saúde: de acordo com estudo feito recentemente por pesquisadores da Universidade de Notre Dame (EUA), pessoas mais honestas tendem a ser mais saudáveis do que aquelas acostumadas a mentir – mesmo quando se trata de mentiras “pequenas”.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores acompanharam por 10 semanas 110 participantes com idades entre 18 e 71 anos. Enquanto metade foi orientada a não mentir durante o período do estudo, os demais não receberam nenhuma instrução específica.
Semanalmente, todos passavam por uma avaliação de saúde, falavam sobre seus relacionamentos e diziam se haviam contado mentiras (e quantas) – por garantia, nessa hora eles passavam por um polígrafo (“detector de mentiras”). Em média, eles mentiram cerca de 11 vezes por semana (considerando exageros, distorções da realidade e mentiras “deslavadas”).
Honestidade saudável (literalmente)
Durante o estudo, os participantes orientados a não mentir, embora não tenham seguido o pedido à risca, contaram menos mentiras e relataram menos incômodos físicos (como tensão) e mentais (como tristeza e apatia). Esses benefícios eram maiores do que entre os participantes do outro grupo que inconscientemente mentiram menos durante determinados períodos.
“Nós vimos que os participantes poderiam, de modo intencional, reduzir suas mentiras diárias, e que essa atitude estava relacionada com uma melhora significativa em sua saúde”, conta a pesquisadora Anita Kelly. Muitos passaram a ser sinceros a respeito de seus feitos, ao invés de exagerá-los, enquanto outros pararam de inventar desculpas para atrasos ou para falhas cometidas.


Os conselhos bíblicos existem para o bem da humanidade. Muito antes da ciência experimentar, a Palavra de Deus já dava aconselhava sobre a importância de uma vida com honestidade. Acompanhe alguns versículos abaixo:



"Martelo, espada e flecha aguda é o homem que profere falso testemunho contra o seu próximo." (Provérbios 25:18)

"Pesos diferentes são abomináveis ao SENHOR, e balança enganosa não é boa." (Provérbios 20:23)

"O justo anda na sua sinceridade; bem-aventurados serão os seus filhos depois dele." (Provérbios 20:7)

"Suave é ao homem o pão da mentira, mas depois a sua boca se encherá de cascalho." (Provérbios 20:17)

"Trabalhar com língua falsa para ajuntar tesouros é vaidade que conduz aqueles que buscam a morte." (Provérbios 21:6)

O apóstolo Paulo, um cristão exemplar, afirmou: "Pois zelamos do que é honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens." (2 Coríntios 8:21)


Dentre os mandamentos que foram dados à humanidade entre os que representam a importância de amar ao próximo, estão o 8 e o 9º que dizem: “Não furtarás. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.” (Êxodo 20:15-16)

Por fim, encerro com a seguinte afirmação: "Balança enganosa é abominação para o SENHOR, mas o peso justo é o seu prazer." (Provérbios 11:1). Percebe? O motivo pelo qual Deus abomina algo é nada menos do que por amor aos seus filhos, obra prima de sua criação.

Vale a pena seguir os princípios bíblicos, os conselhos de Deus. Eles proporcionam uma vida de qualidade, e de felicidade plena para todos os que decidem segui-los. Pense nisso.