À imagem de Deus




"Criados para ser a “imagem e glória de Deus” (1 Coríntios 11:7), Adão e Eva tinham obtido prerrogativas que os faziam bem dignos de seu alto destino. Dotados de formas graciosas e simétricas, de aspecto regular e belo, o rosto resplandecendo com o rubor da saúde e a luz da alegria e esperança, eles apresentam em sua aparência exterior a semelhança dAquele que os criara. Essa semelhança não se manifestava apenas na natureza física. Todas as faculdades do ser refletiam a glória do Criador. Favorecidos com elevados dotes espirituais e mentais, Adão e Eva foram feitos um pouco menores do que os anjos (Hebreus 2:7), para que não somente pudessem discernir as maravilhas do universo visível, mas também compreender suas responsabilidades e obrigações morais" (Educação, p. 20).

"Deus [...] deu à obra de Suas mãos não apenas uma forma semelhante à Sua, mas a mente capaz de compreender as coisas divinas. Sua compreensão, memória, imaginação, cada faculdade da mente do homem reflete a imagem de Deus. Em disposição e coração ele foi qualificado para receber instrução celestial. Tinha entendimento correto, verdadeiro conhecimento de Seu Criador, de si mesmo, seu dever, sua obrigação a respeito da lei de Deus. Seu julgamento era incorrupto, imparcial, e disposto à obediência e afeição, regulado de acordo com a razão e a verdade. O homem era capaz de desfrutar com capacidade máxima as boas dádivas de Deus. Tudo o que ele contemplava era transportado para seus sentidos. Cada som era como música aos seus ouvidos. Porém, não foi colocado além do alcance da tentação. Permaneceu como representante da humanidade – um agente moral livre" (The Youth’s Instructor, 10 de agosto de 1899).

[HR] Vale destacar que, por termos sido criados à imagem de Deus, é que possuímos uma consciência moral, que define o que é certo e o que é errado, diferente de todas as outras criaturas. Isso, por si só, deveria nos motivar a tratar os outros de maneira respeitosa e amável, fazendo apenas aquilo que gostaríamos que fosse feito a nós (não necessariamente esperando em troca) mas respeitando-os como criaturas à imagem do Criador, aliás, isso é uma das coisas que nos distingue dos animais.
Dentre os inúmeros exemplos que poderíamos citar do que não deveria ser feito, tendo isso em vista, estão as fofocas, a difamação, o trato rude, a não assistência aos necessitados, a falta de inclusão das pessoas ao meio em que já estamos inseridos, etc. Pense nisso.